http://www.mothergaia.com.br/blog/2011/03/cidade-verde-e-disponibilizado-gratuitamente-e-ganha-novo-portal/
Aspectos ambientais
LIXO
Disposição correta do lixo
Reciclagem
Coleta Seletiva
Embalagens
Descartes Especiais: Pilhas e Baterias
Sacolas plásticas
ENERGIA
Energia elétrica: Hábitos de consumo
Produtos Econômicos: Lâmpadas
Bicombustíveis (A partir de óleo de cozinha)
ÁGUA
Hábitos de consumo: “vassoura hidráulica”
Controles domésticos: Vazamentos
RESÍDUOS LÍQUIDOS
ESGOTO:
Estação de tratamento
Reciclagem de óleo de cozinha
EMISSÕES:
Gases de Efeito Estufa
Chuva ácida
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Fenômenos naturais: Furacão
DESMATAMENTO / REFLORESTAMENTO
Uso da terra: Pecuária e exploração ilegal de madeira
Extinção de espécies animais
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
Ilhas de calor urbano
Telhados verdes Aspectos Sociais
MOBILIDADE
Transporte solidário, coletivo e ciclovias
EDUCAÇÃO E CIDADANIA
Pichações; vandalismos; criminalidade; descaso ambiental; desperdícios
CONSUMO DE CARNE
SERVIÇOS PÚBLICOS
Aspectos Econômicos
EMPREGOS
Instalação de indústrias
ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS
GESTÃO PÚBLICA DE GASTOS
Considerações sobre os temas
O game enfatiza a temática ambiental.
Oportunidade: inserir temas sociais e econômicos integrados com ambientais.
Abordagem ambiental:
Principais questões foram abordadas.
Oportunidades:
• Energia: auto-sustentação energética e água.
• Política do Lixo Zero
• Compensações de emissões de Gases de efeito estufa (GEE): plantio de árvores.
• Nível de indústria, com ações de responsabilidade sócio-ambientais; parcerias com setor público; responsabilidade pelo ciclo total do produto; engenharia reversa...
• Consumo consciente
• 4Rs: 1º Repensar; 2º Reduzir; 3º Reutilizar; 4º Reciclar;
Abordagem Social:
Oportunidades:
• Mobilização e ações de cidadania;
• Índices sociais: Distribuição de renda; Exclusão social; taxa de crianças nas escolas; inclusão digital; cultura; lazer e saúde
• Cooperativas de coleta seletiva e de produção de alimentos e materiais ecológicos.
Abordagem Econômica:
Oportunidades:
• Outras formas de salário e renda além da indústria (Educação; Arte-cultura; Turismo; Lazer);
• Fontes de receita e reduções de custos decorrentes de ações sócio-ambientais;
• PIB do município.
• Renda per capta.
DICA: Turmas novas que nunca jogaram o Cidade Verde devem começar pelo desafio um (Que nada mais é que um desafio que ensina o aluno como funciona o jogo) e também devem ler o glossário.
DICA: Recomenda-se que os alunos joguem sob a orientação de um professor que já tenha previamente jogado o jogo.
Sendo assim, abaixo são sugeridas algumas metodologias de utilização do jogo educativo Cidade Verde.
Título: Catalisador de aula.
Objetivo:
a.Instigar e motivar o aluno por meio do jogo Cidade Verde sobre algum tema que será posteriormente abordado na sala de aula.
Assuntos: Qualquer assunto que seja abordado pelos desafios do Cidade Verde
Procedimentos: O professor de Informática libera o desafio lúdico do Cidade Verde que diz respeito ao tema que será posteriormente abordado pelo professor, vamos ter como exemplo o tema Reciclagem. Os alunos irão jogar o Cidade Verde por uma aula de informática a fim de completarem um desafio que fala sobre reciclagem. Eles irão encarar os problemas de uma cidade que não recicla, dentre outros fatores. O desafio terá duração máxima de 50 minutos (uma aula). Após essa aula de informática os alunos terão uma aula sobre reciclagem. Nessa aula os alunos se encontrarão motivados, pois previamente já tiveram contato com o tema dentro do jogo.
DICA: Certos alunos são mais habituados com jogos eletrônicos do que outros e possivelmente esses alunos irão resolver o desafio primeiro. Recomenda-se que a seguinte metodologia “Primeiro a resolver ajuda o colega”. Assim a classe se mantém envolvida e focada na atividade e pratica de uma atividade solidária de ajudar os colegas. Título: O que é governar?
Objetivo:
a. Reconhecer que uma variedade de fatores formais e informais influenciam e moldam a política pública.
b. Identificar exemplos dos direitos e responsabilidades dos cidadãos.
Assuntos: História e Cidadania
Procedimentos: Lançar a pergunta “o que é governar?”aos alunos e no quadro o professor anota as respostas dos alunos guiando a discussão para o levantamento do maior número de ideais. Em seguida, o professor apresenta o jogo Cidade Verde e lança o desafio: “Com base em tudo que vocês disseram, agora é a vez de vocês mostrarem o que é governar uma cidade”. A apresentação deve ser breve e pode ser feita em parceria com um professor de informática da escola, o aluno precisa conhecer como mover e rotacionar as peças (aconselhável que o aluno já tenha jogado o desafio um que é um tutorial). Conforme os alunos jogam, eles fazem outras descobertas a respeito do funcionamento do jogo. Após a experiência dos alunos com o jogo, o professor os questiona sobre o trabalho desempenhado: É fácil governar uma cidade? Por quê? Qual foi a área mais desenvolvida em sua cidade? O que ficou faltando em sua cidade? Quais fatores interferem no governo de uma cidade? Quais as responsabilidades de um governo? E dos cidadãos? Quem é responsável pela cidade? Título: Povo de Cidade Verde!
Objetivo:
a. Elaborar e finalizar um texto.
b. Usar linguagem argumentativa.
c. Elaborar e aplicar idéias em um contexto imaginário.
Assuntos: Geografia e Informática
Procedimentos: O aluno deve imaginar ser o prefeito de Cidade Verde e montar um discurso de governo. Após jogar Cidade Verde, o aluno salva três relatórios do jogo que devem ser utilizados no corpo do texto e como argumentos de modo a justificar o trabalho do prefeito pela cidade sustentável. O professor pode requisitar a colaboração do professor de informática para desenvolver o trabalho com manipulação de imagem, uso da tecla print screen, ferramentas Copiar e Cola e uso do Paint.
Dica: Use a criatividade! Jogue um pouco do Cidade Verde ou peça para o professor de informática jogá-lo para você e então surgirão idéias para criar inúmeras atividades.